Na tarde de ontem, 13, o Comandante do 53º Batalhão de Infantaria e Selva, Tenente-Coronel Lira, divulgou mais informações sobre a “Operação Sumaúma”, que, desde o dia 28 de junho de 2021, vem atuando contra delitos ambientais.
A operação, ocorre em terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental, áreas de propriedade ou sob posse da União e, mediante requerimento do governador, em outras áreas do Pará. O objetivo é realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, em especial o desmatamento ilegal.
O decreto autorizou que as forças armadas prestem apoio às grandes agências ambientais: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e também ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Durante as ações, os participantes atuam na prevenção e repreensão dos delitos ambientais. Na parte preventiva, os agentes conscientizam a população por meio de orientações e distribuição de panfletos.
Em cada base, há uma célula na qual os interessados podem tirar dúvidas acerca da operação, que está prevista para acontecer até o dia 31 de agosto de 2021, podendo ser prorrogada pelo governo.