A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 36,9 m³ de madeira nativa sendo transportada ilegalmente, durante fiscalização no quilômetro 101 da BR-230, no município de Marabá.
Por volta das 14h30, uma equipe da PRF realizava fiscalização de veículos quando abordou um caminhão transportando madeira. Durante os procedimentos de fiscalização, verificou-se que as espécies de madeira, divergiam das declaradas na Guia Florestal.
A Guia Florestal é um documento de controle obrigatório, utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final.
Diante disso, a equipe conduziu o veículo até a Secretaria municipal de agricultura de Marabá (SEAGRI) para os procedimentos cabíveis e o condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.
Fonte: (Com Agência PRF)