A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que continuará com as aulas presenciais na rede pública estadual, conforme o Plano de Retomada, aprovado à unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-PA).
“Reiteramos que a decisão pelo retorno está em consonância com estudos científicos e dentro dos rígidos parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde pública, adotando as medidas cabíveis e todos os protocolos de biossegurança. Ressalta, ainda, que as unidades escolares que não estão adequadas para o retorno presencial seguirão com as atividades remotas com o intuito de resguardar a saúde de toda a comunidade escolar paraense”, diz nota publicada pela Seduc, na noite desta quarta-feira.
A nota da Seduc é uma resposta ao movimento convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp). Em assembleia virtual, na manhã desta quarta-feira (4), a categoria decidiu entrar em greve sanitária na próxima segunda-feira (9). Isso significa que, a partir desse dia, as atividades serão apenas remotas. O retorno das aulas presenciais no Estado ocorreu na segunda-feira (2). Apesar do termo, as aulas não serão suspensas. Apenas voltarão a ser totalmente remotas.
O Sintepp defende que o retorno presencial só ocorra após completar a vacinação (segunda dose) dos trabalhadores. Também diz ser fundamental a imunização da comunidade escolar.