Uma operação policial acompanhou a retirada de cerca de 50 famílias de agricultores que estavam vivendo e produzindo numa fazenda situada no km 140 sul, vicinal da Pedra Roxa, zona rural do município de Uruará, no Sudoeste do Pará. A posse da terra estava em litígio há mais de ano após agricultores se instalarem na área.
Na última sexta-feira (11), as famílias foram obrigadas a deixarem o local utilizando caminhões enviados à área para fazer o transporte. Segundo informações apuradas, algumas moradias dos ocupantes foram incendiadas e outras serão derrubadas de trator.
Policiais do 49 Batalhão de Polícia Militar estiveram na fazendo dando apoio ao cumprimento do mandado judicial de reintegração de posse da terra que a justiça concedeu para a fazenda.
A Fazenda Junqueira onde o fato ocorreu, fica distante a cerca de 14 quilômetros da BR 230 (Transamazônica), e a 54 quilômetros da sede do município. A nossa reportagem não conseguiu contato nem com representantes da fazenda, nem com representantes das famílias de agricultores. Não foi informado sobre para onde essas famílias, com mulheres e crianças, serão realocadas, ou se as mesmas ficarão desamparadas.
Fonte: (Portal Debate)
Comentários