Regional Norte

Parauapebas começa a vacinar grupo prioritário contra a covid-19

 

O município de Parauapebas recebeu na manhã desta terça-feira, 19, as 2.296 doses da vacina contra a covid-19, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

O público que será vacinado neste primeiro momento é formado por profissionais de saúde e indígenas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. As doses recebidas são suficientes para vacinar toda a comunidade indígena de Parauapebas, que conta com 1.057 índios.

O restante das doses será aplicado em 40% dos profissionais de saúde, com prioridade para os que atuam na Ala do Covid, UTI’S, UPA e Pronto Socorro Municipal. 

A primeira primeira Pessoa a ser vacinada é a enfermeira Leonice de Oliveira, 65 anos. Enfermeira há mais de 25 anos, viúva, mãe de cinco filhos e possui três netos.

Leonice é Presidente do Conselho Municipal de Saúde, compõe a diretoria do instituto vencendo o câncer, é coordenadora municipal do Sindicato dos enfermeiros do Estado do Pará e agente da pastoral da Aids.

O indígena Katop ti Xikrin, 31 anos, foi a segunda pessoa a receber a dose da vacina. Katop é da etnia xikrin do kateté, formado em Magistério indígena e está concluindo o curso de Pedagogia. Militante pela educação indígena, já foi coordenador do setor de educação escolar indígena, coodenador de língua indígena, cultura e identidade e hoje trabalha na diretoria técnica e pedagógica representando a educação indígena. 

 


Nessa primeira fase serão vacinados profissionais da saúde que atuam na linha de frente e indígenas.

( Com informações Ascom PMP )

Comentários

Compartilhe:

regional norte tv