Apesar de discreta, a presença da BHP Billiton já é real em Canaã dos Carajás e no sudeste do Pará. No início deste mês, a maior mineradora no planeta concluiu a compra da OZ Minerals, conforme o Gazeta Carajás já havia anunciado em novembro de 2022. Respeitando o devido processo legal, a BHP é cautelosa e ainda não assumiu o controle total das operações conduzidas pela Oz Minerals, mas isso é uma questão de tempo.
Até o final de 2023, por uma questão contratual, a Oz continuará conduzindo os trabalhos na mina de Pedra Branca. No entanto, segundo informações, a BHP promoverá sutis mudanças, como o uniforme dos funcionários. A previsão é que a farda seja mudada nos próximos meses e já carregue a logo da maior mineradora do mundo. Outra informação é que a BHP deve aproveitar a maior parte dos funcionários da Oz – não há informações sobre novas contratações.
Sem muito alarde, um dos diretores da BHP esteve em Canaã dos Carajás recentemente. O chefão vistoriou as operações de cobre, conversou com funcionários e falou sobre a transição de trabalho. A expectativa é que a presença de diretores da gigante mineral seja cada vez maior na Terra Prometida.
Para quem não sabe, o cobre é a bola da vez da mineração mundial. E foi pensando nisso que a BHP comprou a OZ por cerca de R$ 34 bilhões. A valorização do mineral advém principalmente da demanda crescente por veículos elétricos, que necessitam de cobre em suas estruturas.
Fonte: (Gazeta Carajás)