Os voluntários contarão com uma série de benefícios que visam garantir bem-estar, segurança e valorização de sua participação. Durante o evento, terão direito a alimentação, transporte e uniforme completo.
Para a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, o voluntariado é uma força de apoio essencial para o funcionamento da COP30 e um legado vivo para Belém. “Estamos investindo em formação, acolhimento e experiências transformadoras que vão muito além dos dias de evento. Cada pessoa inscrita no programa sairá com novas habilidades, conexões e um olhar ampliado sobre o seu papel na construção de um mundo mais sustentável. É essa mobilização cidadã que tornará a COP verdadeiramente amazônica, com raízes firmes na realidade e no protagonismo do nosso povo”, destaca.
A diretora de Projeto da Secop Casa Civil da Presidência da República, Flávia Castelhano, ressalta que o Programa de Voluntariado vai estimular a formação de jovens líderes comunitários, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais dos participantes. “Em termos sociais, o programa poderá ser um meio para fortalecer o engajamento da comunidade, especialmente dos jovens, criando uma sociedade mais participativa, consciente e resiliente”, disse.
A iniciativa é coordenada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e pelo governo federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP 30, da Casa Civil da Presidência da República (Secop).
Veja como se inscrever
Inscrições para a formação de voluntários COP 30.
Quando: até 5 de junho de 2025
Onde: https://voluntarioscop30.pa.gov.br
Pré-requisitos: ser maior de 18 anos, morar em Belém e ter domínio em inglês
*Ayla Ferreira, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do Núcleo de Atualidade
Fonte: (O liberal)
Comentários