Regional Norte

Estado do Pará expande projeto de reflorestamento na APA Triunfo do Xingu

O Governo do Pará anunciou a concessão de novas áreas para reflorestamento na APA Triunfo do Xingu, uma região severamente afetada pelo desmatamento ilegal na Amazônia. A área total de aproximadamente 30 mil hectares será dedicada à restauração com espécies nativas como parte do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN).

 

“Estamos avançando com as concessões para restauração, pois acreditamos que, além de preservar, é essencial recuperar as áreas degradadas. A concessão é a melhor estratégia para isso, pois garante benefícios ambientais e impulsiona a economia local, gerando empregos, renda e oportunidades para os moradores da APA Triunfo do Xingu, que nunca havia sido priorizada dessa forma”, afirmou o governador Helder Barbalho.

 

Processo de licitação

Em 2024, durante a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 29), em Baku, no Azerbaijão, o governador apresentou o primeiro edital de concessão para restauração no Brasil, que abrange mais de 10 mil hectares. O processo de licitação para a escolha da empresa responsável segue em andamento. No próximo dia 28 de março, em São Paulo, o resultado deve ser divulgado.

 

“Com a inclusão de uma nova área para concessão de restauração, o Estado reforça sua posição de liderança em soluções ambientais para a conservação da Amazônia. No caso da primeira concessão já lançada, além dos benefícios socioambientais, serão investidos R$ 258 milhões na instalação e operação, com uma receita total estimada em R$ 869 milhões. Com essa nova área, ampliamos nossa atuação e os impactos positivos para a população”, destacou Raul Protazio Romão, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

 

Qualidade de vida

Além das iniciativas econômicas, o governo também busca promover melhorias na vida dos moradores locais. Para isso, foi elaborado um plano com ações de diversos setores para a regularização fundiária e ambiental. Além disso, há foco em áreas como segurança, saúde, educação e infraestrutura, para garantir um desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: (Agência Pará)

Comentários

Compartilhe:

regional norte tv