O segundo lote já está disponível e, a partir dessa semana, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres em pós-parto ou pós-aborto no período de 45 dias), serão imunizadas. A aplicação dos imunizantes acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A primeira fase de vacinação contra o Influenza, o vírus da gripe, teve início no dia 20 de abril e acontece até o dia 10 de maio
Ainda na primeira etapa, até o dia 10 de maio, serão vacinados os trabalhadores da saúde, porém, essas vacinas ainda não estão disponíveis.
Idosos e professores da rede pública e privada serão vacinados na segunda etapa, entre os dias 11 de maio e oito de junho. A terceira etapa acontece entre os dias 9 de junho a 9 de julho e as vacinas serão destinadas a pessoas com doenças crônicas e comorbidades; pessoas com deficiência; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhador de transporte coletivo; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e população privada de liberdade.
As ações do dia D para crianças de seis meses a menores de dois anos continuam nas unidades de saúde conforme programação abaixo. Além da vacinação, os usuários poderão realizar os seguintes serviços: agendamento e consulta com médico e enfermeiro; avaliação nutricional; administração de vitamina A e sulfato ferroso e atualização do cartão de vacina (Influenza, Tríplice Viral, Pentavalente, VIP e Pólio).
Busque pela UBS mais próxima de sua residência e veja o dia de vacinação de acordo com a idade da criança.
(Elias Viana com informações da ASCOM/PMCC)
Comentários