O governador Helder Barbalho participou, na tarde desta quinta-feira (18), do lançamento da Caravana Brasil Sem Fome, edição Pará. O evento foi realizado no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
O chefe do Poder Executivo Estadual paraense destacou a importância da sensibilidade do gestor público. Helder Barbalho ressaltou, também, que cuidar das pessoas é algo de extrema importância. “E é isto a síntese quando se aposta no combate à fome, para fazer com que aqueles, os mais vulneráveis, possam ser vistos, possam ser escolhidos, possam ser enxergados”, afirmou o governador.
“Este é um programa transversal. É buscar desenvolver segmentos e setores das atividades econômicas, das vocações de cada Estado, e fazer com que nós possamos gerar emprego. Para que não fiquemos apenas na lógica da assistência e que a sociedade possa, desenvolver a partir das oportunidades, o sustento e as garantias da segurança alimentar e da segurança social”, ponderou.
Na oportunidade, Helder Barbalho destacou que o Governo Federal está cumprindo a função federativa ao dar apoio e implementar políticas públicas estruturantes nos Estados.
“Agradecer essa deferência que o Governo Federal presta mais uma vez ao nosso Estado, quando escolhe o Pará e Belém para lançar esta Caravana do Brasil Sem Fome na Amazônia”, disse. “Gostaria que vocês pudessem transmitir ao presidente Lula a gratidão e a forma correta com que o Governo Federal tem valorizado o pacto federativo, as relações institucionais com os governos estaduais. Tenho certeza que posso falar aqui desta boa relação com os municípios do Pará, de municípios da Amazônia”, completou.
De acordo com o Governo Federal, a Caravana é uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) de articulação do Plano Brasil Sem Fome (PBSF).
O Pará é o segundo estado a receber a Caravana Brasil Sem Fome, que anteriormente passou por Alagoas. A mobilização dos entes federados, da sociedade civil e do setor privado em torno do Plano Brasil Sem Fome, é um dos eixos da estratégia.
Até o próximo sábado (20), em uma ação articulada pelo Governo Federal, em parceria com Governo do Pará e municípios, serão anunciados investimentos em diversas áreas, mobilizando gestores e sociedade em torno das metas do Plano Brasil Sem Fome e visita territórios em situação de vulnerabilidade para atender demandas locais
De acordo com o Governo Federal, a Caravana desenvolverá um conjunto de oficinas, parcerias e investimentos. Destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é um dos 80 programas e ações que compõe a estratégia do Plano Brasil Sem Fome (PBSF). O programa compra os produtos da agricultura familiar e distribui para pessoas em insegurança alimentar, para a rede socioassistencial, de saúde, educação, entre outros equipamentos públicos.
Fonte: ( Agência Pará)