Um homem, identificado como Railson Miranda Vilarim, foi preso na última sexta-feira, 21, suspeito de furtar 31 centrais de ar-condicionado que seriam usados em escolas, no município de Ourilândia do Norte, sudeste paraense.
Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito é um ex-servidor público, e estava trabalhando temporariamente na Secretária de Educação do município. Após investigações, a polícia identificou que o crime ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2023. Na época, todos os aparelhos foram vendidos em um curto período para que não fossem levantadas suspeitas.
Um mandado de busca e apreensão foi expedido, e com Railson foram apreendidos documentos, celulares, computadores, mídias eletrônicas e cartões de crédito. Os materiais vão passar por uma perícia que devem ajudar nas investigações.
Ainda segundo a PC, o ex-servidor vai responder por ter prejudicado as investigações, além do crime de peculato, quando o funcionário público usa o cargo para obter vantagem e também por receptação qualificada.
A Secretaria de Educação de Ourilândia do Norte afirmou que depois do furto instaurou um processo administrativo contra os servidores que trabalhavam no local e que o processo ainda está em andamento.
A polícia civil informa que as investigações continuam para identificar outros envolvidos na ação. Ao todo, o prejuízo ultrapassa o valor de 93 mil reais.
O suspeito fez exame de corpo de delito e está à disposição da justiça.
Fonte: ( Portal Debate)