Na manhã desta segunda-feira (11), o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) reverteu, por unanimidade (3 votos a 0), a cassação do mandato do vereador Aurélio Goiano, em Parauapebas. A decisão indicou irregularidades no processo de cassação conduzido pela Câmara Municipal. O acórdão correspondente ainda não foi publicado.
Com a reintegração ao cargo, Aurélio Goiano recupera sua ficha limpa, abrindo caminho para sua candidatura à Prefeitura de Parauapebas em 2024. Atualmente, liderando com confortável margem em pesquisas de intenção de votos, Goiano surge como figura expressiva na corrida eleitoral, superando seus concorrentes pré-candidatos.
Em uma recente pesquisa eleitoral conduzida pelo Data Populi, o vereador Aurélio Goiano (PL) surge como líder incontestável em todos os cenários, consolidando-se como um nome de grande potencial eleitoral na disputa pela prefeitura de Parauapebas (PMP), no sudeste do Pará.
A pesquisa abrangeu diversos candidatos, destacando-se a robusta liderança de Aurélio Goiano, que conquistou expressivos 28,9% das intenções de voto, conforme o cenário que considera todos os principais nomes da oposição e da base do governo do prefeito Darci Lermen (MDB). Essa margem de preferência o coloca como o principal concorrente, superando outros postulantes como Rafael Ribeiro (MDB), Braz (PDT), Valmir da Integral (PL), “Branco da White” (União Brasil) e Keniston Braga (MDB).
A pesquisa Data Populi também consultou os eleitores sobre cenários hipotéticos de segundo turno para o cargo de prefeito nas eleições municipais de Parauapebas em 2024, mas a cidade, por não possuir o número de eleitores estipulado em lei, não pode realizar 2º turno em eleição, sendo a disputa em turno único, vencendo aquele que alcançar o maior percentual de votos válidos apurados.
Dessa maneira, em todos os cenários, com todos os pré-candidatos de situação, Aurélio Goiano venceria a disputa com uma margem esmagadora das intenções de votos do eleitor parauapebense. O vereador reintegrado aparece com margens acima de 60% e 70% contra Keniston Braga, Rafael Ribeiro, Braz e Branco da White. Veja a seguir:
Aurélio 71% x 29% Keniston
Aurélio 62,8% x 37,2% Rafael
Aurélio 61,9% x 38,1% Braz
Aurélio 73,9% x 26,1% Branco
Enquanto isso, o grupo político do prefeito Darci José Lermen (MDB) está esfacelado, dispondo de vários pré-candidatos buscando concorrer à sucessão do titular. O governador Helder Barbalho (MDB) já teria garantido, durante uma reunião por ocasião do Círio em Belém, que não dará apoio a nenhum nome postulante ao cargo de prefeito de Parauapebas em 2024.
A pesquisa Data Populi, realizada entre os dias 29/11 a 01/12/23, considerou uma amostragem de 998 entrevistas face a face, com margem de erro de 2,9% e nível de confiabilidade de 95%. O planejamento amostral levou em consideração os dados mais atuais do IBGE–Censo 2022, PNAD–2023 e TSE-2023, garantindo a precisão e representatividade do estudo.
Como a pesquisa não tem registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), no meio político, ela é chamada de “pesquisa para consumo interno”. Um instrumento utilizado para se acompanhar o potencial de votos do pré-candidato, neste caso, a prefeito da Capital do Minério.
Fonte: (Portal Debate)