A Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém condenou nesta quarta-feira (3) cinco membros de uma organização criminosa a 20 anos de prisão cada um, em regime inicial fechado. Segundo a decisão, Antônio Josinei de Oliveira Souza, Emanuel Costa Reis, Jorge Luiz Miranda Pereira, Marcos Paulo Monte dos Santos e Marcio André Pinheiro Azevedo ocupavam cargos de liderança na facção e foram flagrados em um grupo de WhatsApp restrito da alta cúpula da organização.
A prisão dos homens foi fundamentada em provas obtidas por meio da apreensão de aparelhos celulares e da oitiva de testemunhas. O monitoramento do grupo de WhatsApp foi possível após a apreensão do celular de Emanuel Costa Reis, preso em setembro de 2020 em Santa Catarina por integrar a facção.
A polícia constatou, a partir da apreensão dos aparelhos, que a organização criminosa possui uma complexa e elaborada estrutura no Pará, com cargos e funções de confiança devidamente delineados, constituindo uma gerência “empresarial” dos negócios ilícitos praticados.
A prisão preventiva dos réus foi mantida, negando-lhes o direito de recorrer em liberdade, e eles terão que pagar 900 dias-multa.
Fonte: (Portal Debate)
Comentários