O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui uma plataforma online, o Meu INSS, que garante acesso aos serviços da Previdência Social via internet. O objetivo da plataforma é garantir um acesso mais facilitado para o cidadão aos benefícios e serviços sem necessitar do deslocamento até uma agência.
Os diversos serviços podem ser acessados pelo site, mas também tem aplicativo que está disponível para aparelhos Android e iOS. Entre os serviços ofertados, têm o novo requerimento, solicitação para quem deseja usufruir dos benefícios do INSS ou está em processo avaliativo.
O que é o novo pedido do INSS?
O novo pedido é uma forma de fazer solicitação para o INSS e, com o aplicativo, é possível agilizar este serviço sem precisar comparecer, de maneira presencial, a uma agência. Com a abertura de processo administrativo, ainda cabe o deferimento ou não do pedido.
Os seguintes procedimentos permitidos para um novo requerimento são:
Auxílio-doença;
Aposentadoria;
Gratificação adicional por tempo de serviço;
Ajuda de custo;
Férias;
Cancelamento de cotas de salário-família;
Revalidação de despacho concessório de licenças especiais.
Como fazer um novo pedido do INSS pelo celular?
É necessário ter cadastro no aplicativo do Governo Federal. Em seguida, siga essas orientações:
Instale o aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS, e o gov.br, também com disponibilidade para Android e iOS. Você pode conferir o passo a passo completo clicando aqui;
No Meu INSS, clique na opção “novo pedido”;
Em seguida, siga corretamente as instruções e anexe os documentos solicitados;
Após realizar o novo pedido, clique na opção “consultar pedidos” para acompanhar o andamento do requerimento.
Em caso de dúvidas, ligue para a central de atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Fonte: (O Liberal)