Na última sexta-feira (12) o Prefeito de Parauapebas assinou um decreto municipal flexibilizando as medidas impostas pelo Governo do Pará. Diante do aumento dos casos do coronavirus no município o Ministério Público do Pará pediu a suspensão do decreto municipal.
O cenário epidemiológico do coronavirus em Parauapebas vem preocupando as autoridades de saúde. As unidades estão com 100% dos leitos de enfermaria e uti do sistema público ocupados, e não estão mais comportando as novas demandas de casos da doença.
Diante da situação o MPPA entrou com uma ação civil pública pedindo que o gestor municipal volte a cumprir o decreto em vigência do governo do Pará. O Prefeito Darci Lermen tem até 72 horas para publicar e adotar as novas medidas.
Vale ressaltar que no último sábado o Governador do Estado decretou lockdown na região metropolitana de Belém durante 7 dias como forma de reduzir os casos de covid-19. Antes o bandeiramento estava no vermelho e agora passou para o preto. Apenas serviços essenciais estão autorizados a funcionar.
Com o bandeiramento vermelho na região de Carajás volta a valer as novas medidas que já está valendo em todo estado e prevê: Toque de recolher das 21h até 5h, funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes e afins até às 18h e com 50% da capacidade, proibição de venda de bebidas alcoólicas após ás 18h, pratica esportiva permitida com no máximo duas pessoas, proibição de manifestações e aglomerações com mais de 10 pessoas em locais públicos, supermercados, mercados e estabelecimentos afins devem controlar a entrada de pessoas limitando o acesso a 1 membro da família e está proibida o funcionamento de bares, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos afins bem como a realização de shows e festas abertas ao público.
Enquanto isso com os casos da doença crescendo no município muita gente está procurando atendimento na rede pública como dona Maria Vidal, o cunhado dela foi diagnosticado com a doença e está em tratamento em casa, ela está sentindo alguns sintomas e procurou atendimento na upa para fazer o exame. “ Meu cunhado foi diagnosticado com o vírus e está sendo tratado em casa, estou sentindo alguns sintomas por isso vim até a Upa para fazer o exame” relatou a dona Maria Vidal.
Na Unidade de Pronto atendimento da UPA do bairro Cidade Jardim encontramos dona Maria da Cruz, que está há 4 dias com o esposo internado esperando uma vaga no leito de UTI. “ Ele graças a Deus está bem, está consciente mas precisa de cuidados. Estamos aguardando uma vaga para que ele possa receber os devidos cuidados. Eu imploro para a população que se previna esse vírus não está para brincadeira.” Contou dona Maria da Cruz.
Comentários