Na corrida eleitoral pela Prefeitura de Parauapebas, o pré-candidato Aurélio Goiano (PL), ex-vereador, radialista e apresentador de TV, emerge como o favorito absoluto, de acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Data Populi. Enquanto o grupo de situação do atual prefeito, Darci Lermen (MDB), se vê dividido entre quatro pré-candidatos, Aurélio Goiano lidera com folga em todos os cenários, e se a eleição fosse hoje, seria o escolhido para suceder o emidebista.
A pesquisa, que ouviu 997 eleitores da cidade entre os dias 9 e 12 deste mês, demonstra a popularidade de Aurélio Goiano. Ele conquistou 30,9% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada, deixando seus oponentes ‘comendo poeira’. Braz (PDT) obteve 13,7%, Rafael Ribeiro (MDB) 11,8%, Branco da White (União Brasil) 10,2%, e Keniston (MDB), 8,1%. Os outros pré-candidatos pontuam, mas ficam aquém de Aurélio.
O cenário interno no grupo de situação do prefeito Darci Lermen será um grande desafio na composição política para 2024. A divisão e brigas internas favorecem a candidatura de Aurélio Goiano, que lidera com ampla margem. A pesquisa realizada pela Empresa EPP Pesquisa, em setembro de 2023, também destacou a liderança de Aurélio com 38,8% das intenções de voto, um sinal de sua crescente popularidade.
Nomes como Rafael Ribeiro, Branco da White, Keniston Braga e Braz enfrentam dificuldades, obtendo cerca de 11% das intenções de voto, estando mais de 27 pontos percentuais atrás de Aurélio Goiano. A pré-candidatura de Keniston Braga parece evidenciar a desunião no grupo político de Darci Lermen, o que pode ser arriscado para as eleições de 2024.
A pesquisa do Data Populi, assim como a pesquisa anterior da EPP Pesquisa, sinaliza que a pré-candidatura de Aurélio Goiano tem conquistado o apoio da população de Parauapebas, enquanto as disputas internas no grupo de situação podem enfraquecer suas chances de manter o poder.
Fonte: (Portal Debate)