Nas Eleições 2024, o PL conquistou a prefeitura de 4 capitais, ficando ao lado do União Brasil em número de vitórias, enquanto MDB e PSD lideraram, cada um elegendo prefeitos em 5 capitais. O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu apenas um prefeito em Fortaleza (CE), com Evandro Leitão.
O PL iniciou a corrida eleitoral com 14 candidaturas em capitais, elegendo JHC em Maceió (AL) e Tião Bocalom em Rio Branco (AC) já no primeiro turno. No segundo turno, Abílio Brunini venceu em Cuiabá (MT) e Emília Corrêa em Aracaju (SE). O PT, por sua vez, iniciou a campanha com 13 candidatos, conquistando apenas Fortaleza com uma disputa apertada contra André Fernandes (PL).
Quando consideradas as coligações, o PL teve candidatos aliados vitoriosos em 8 capitais, como São Paulo (SP) com Ricardo Nunes (MDB) e Porto Alegre (RS) com Sebastião Melo (MDB). O PT, por meio de coligações, venceu em 2 capitais: Recife (PE) com João Campos (PSB) e Rio de Janeiro (RJ) com Eduardo Paes (PSD).
As siglas com maior presença nas prefeituras das capitais são o MDB e o PSD. O MDB venceu em Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), enquanto o PSD levou em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Além desses, o União Brasil garantiu vitórias em Goiânia (GO), Natal (RN), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Outros partidos também conquistaram capitais: o Podemos venceu em Palmas (TO) e Porto Velho (RO); o PP em Campo Grande (MS) e João Pessoa (PB); o Avante em Manaus (AM); o PSB em Recife (PE); e o Republicanos em Vitória (ES). O cenário eleitoral de 2024 marcou uma nova configuração nas prefeituras das capitais brasileiras, com destaque para as alianças políticas e a polarização entre os grupos apoiados por Lula e Bolsonaro.
Fonte: (Portal Debate)