A Polícia Civil de Rondon do Pará deflagrou entre os dias 22 a 26 de julho, a operação “Retomada” que visou a desarticulação e prisão de integrantes de organização criminosa que, desde 2023, se instalou na cidade de Rondon do Pará, no sudeste do Pará, e vinha cometendo vários crimes, como tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos, elevando consideravelmente os níveis de criminalidade na cidade.
Após meses de investigação, foi possível identificar os integrantes atuantes no município e fora – sendo estes os que contribuíam com a atividade por meio de suporte financeiro, determinações e informações sobre os crimes praticados.
“Estas operações tem a finalidade principal de promover e articular ações no sentido de combater essas facções criminosas de modo a reduzir os crimes de tráfico de drogas, roubos e dentre outros ilícitos e garantir a segurança pública em Rondon do Pará e em todo nosso estado”, pontuou o delegado-geral da PCPA, Walter Resende.
No total, foram expedidos 16 mandados de prisões preventivas, sendo cumpridos, até o momento, 11 mandados.
A operação Retomada, faz referência aos diálogos entre os integrantes das facções, o qual falavam “vamos tomar a cidade”, como forma de impor poder, através da intimidação. Desde o ano de 2023, são realizadas várias diligências que resultaram em prisões em flagrante, quebra de sigilos telefônicos, apreensão de drogas, campanas, coletas de depoimentos e dados.
A ação contou com apoio das equipes da Polícia Civil das cidades de Conceição do Araguaia, Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Redenção, Moju, Marabá e Abaetetuba, Seccional do Guamá, e também a Polícia Civil de Arcos, em Minas Gerais e Araguaína de Tocantins.
“A Delegacia de Polícia Civil de Rondon do Pará reafirma o seu compromisso com a população, sendo instrumento de defesa da comunidade contra atividade criminosa. Nossas operações e ações atuam em conjunto com demais forças de segurança para combater, cada vez mais, a criminalidade”, disse o delegado Thiago Dias.
Fonte: ( PCPA)
Comentários