A Polícia Civil do Pará localizou depois de investigações, na tarde de hoje, 07, um sitio localizado na zona rural de Canaã dos Carajás, no local estavam uma quadrilha que planejava ações de “novo-cangaço” contra agências financeiras na região sul do Pará nas próximas semanas. Na operação, três homens foram presos e um não resistiu após trocar tiros com a polícia. Com os acusados foram encontrados explosivos, um fuzil e um revólver calibre 38, além de munições.
Os acusados identificados como Gildasio da Silva Barbosa, conhecido como Bigode já era foragido do sistema penitenciário paraense, e já havia sido preso pelo mesmo crime em Estados como Pará, Tocantins, e Mato Grosso. Já José Ferraz de Aguiar Júnior, conhecido como Goiano era foragido por roubo majorado. E Reinaldo Paulino da Silva Júnior.
Durante a abordagem, houve uma troca de tiros onde o acusado identificado como Gildasio da Silva Barbosa foi atingido e socorrido, mas não resistiu e morreu ainda no local. Ele era foragido no Tocantins e envolvido em ações semelhantes ao novo cangaço em diversos estados brasileiros.
Mais de 10 quilos de emulsão explosiva do tipo nitro penta encartuchada e cordel detonante foram encontradas em posse da quadrilha. Os presos e os materiais apreendidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Canaã dos Carajás.