Prefeitos e vice-prefeitos dos 5.569 municípios de todo o país tomam posse ao longo desta quarta-feira (1º). Em Marabá, no sudeste do Pará, a cerimônia de posse do prefeito Toni Cunha (PL) e vice-prefeito João Tatagiba (Podemos) ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 16h. Haverá ainda a eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo para o biênio 2025–2026.
Os políticos escolhidos pelo voto popular terão um mandato de quatro anos – até 31 de dezembro de 2028. A Constituição permite uma única reeleição consecutiva para o mesmo cargo.
A posse dos prefeitos e vices em 1º de janeiro também é descrita na Constituição. Já a posse dos vereadores varia para cada município – em grande parte do país, deve acontecer só no começo de fevereiro.
Em outubro de 2024, eleitores de todo o país foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Em 51 prefeituras, incluindo 15 capitais, o resultado só foi conhecido no segundo turno de votação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tinha 155,9 milhões de eleitores aptos a votar naquele momento – sendo 81,8 milhões de mulheres (52,4% do total) e 74,1 milhões de homens (47,6%).
Apenas o Distrito Federal ficou de fora. Brasília não é considerada um município e, por isso, não participa da eleição municipal. Não tem prefeito nem vereador – as decisões são tomadas pelo governador e pelos 24 deputados distritais.
Fonte: ( g1)
Comentários