O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta terça-feira, 17, uma reunião com gestores escolares das escolas públicas municipais e estaduais para apresentar a campanha “Criança e Adolescente ao Volante, Perigo Constante”. O objetivo é reduzir os índices de acidentes envolvendo menores dirigindo veículos, especialmente motocicletas, e reforçar a conscientização sobre os riscos dessa prática ilegal.
A reunião faz parte do lançamento da campanha, “Criança e Adolescente ao Volante, Perigo Constante”, do Ministério Público do Pará, e institui a parceria com a Educação para promover educação no trânsito nas escolas, com palestras e materiais informativos.
De acordo com Vanessa Herculano, promotora da 5ª Promotoria de Infância e Juventude de Parauapebas, a iniciativa visa mudar efetivamente a realidade de trânsito. “Infelizmente, com a presença de crianças e adolescentes expondo a vida própria e dos demais, hoje, nosso objetivo aqui com os diretores das escolas municipais, estaduais e de escolas particulares do município é que todos façam parte do projeto”, afirma.
A Secretária de Educação, Maura Paulino, também destacou o compromisso das instituições de ensino: “Vamos trabalhar esse tema de forma transversal, integrando-o às atividades escolares. A prevenção salva vidas, e a educação é a melhor ferramenta para isso.”
Uma das propostas de destaque da campanha será o “Dia D”, marcado para 11 de agosto, Dia do Estudante, quando escolas promoverão ações simultâneas para conscientização dos jovens. Com a instituição do diálogo acerca do tema, as escolas da rede municipal implementarão ações educativas em salas de aula e devem aderir às ações integradas entre MPPA e Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.
Fonte: (Secom PMP)
Comentários