Boa parte da imprensa de Parauapebas foi convocada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Ascom) na manhã desta terá- feia (14), para esclarecer em loco sobre a estada dos servidores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estado do Pará (GAECO/MPPA) os mesmos estiveram no município de Parauapebas e realizaram uma operação que tinha como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão de documentos em repartições da Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP).
De acordo com informações, a operação iniciou antes mesmo da abertura das repartições públicas e tinha como objetivo apreender documentos referente a aquisição de respiradores feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante a pandemia de Covid-19. De acordo com Vicente Reis, o período foi de muitos desafios para o executivo no setor da saúde no governo, mas, que se tornou o mais preparado quando se tratou da pandemia.
De acordo com o GAECO, realizaram diligências na Prefeitura Municipal de Parauapebas, no Morro dos Ventos, na Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Cidade Nova e também nas residências do prefeito Darci Lermen e Gilberto Laranjeiras secretário de saúde.
Comunicado da Prefeitura de Parauapebas referente a visita do GAECO
“A Prefeitura de Parauapebas esclarece que todos os equipamentos alvo da operação do Gaeco realizada na manhã desta terça-feira, 14, estão sendo devidamente utilizados no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades de Saúde.
A gestão municipal destaca ainda que os respiradores foram adquiridos, no ano passado, obedecendo especificações técnicas para atender os pacientes com complicações da covid-19, salvando assim, muitas vidas. Vale ressaltar também que a adesão se deu em um momento de grande procura devido à pandemia, com base nos valores de mercado da época.
A prefeitura garante que todos os procedimentos e ritos legais foram obedecidos para a compra dos equipamentos e destaca que colabora com as investigações. Declara ainda que, nunca se negaria a contribuir com a mesma, caso fossem solicitados os devidos esclarecimentos.
A gestão municipal reafirma o compromisso em trabalhar para o bem-estar da população de Parauapebas. Tanto que o município se tornou referência com ações assertivas de assistência, tratamento e prevenção da covid-19.
Devido os investimentos da Prefeitura de Parauapebas, como a implantação do Hospital de Campanha e respiradores, atualmente, o município conta, com uma usina própria de oxigênio, 29 leitos para atender pacientes covid-19, regulados pelo Estado. O município ainda disponibiliza testes rápidos e garante o esquema de vacinação que, atualmente, atingiu o índice de 70% de pessoas imunizadas com a segunda dose”.
Fonte: (Carajás o Jornal)