Regional Norte

Suspeita de liderar tráfico de drogas no Pará é presa no Amapá

Uma mulher suspeita de liderar um esquema de tráfico de drogas e lavagem de de dinheiro foi presa em Macapá (AP) nesta terça-feira (25). Durante a operação, cinco pessoas foram presas, três na capital do Amapá, uma em Bragança (PA) e uma em Campo Grande (MS).

 

O crime movimentava cerca de 2,5 milhões por semestre. Em Macapá, as ações de busca aconteceram na Zona Norte da capital e no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A ação aconteceu através da operação ‘Dama do Tráfico’ executada por meio Polícia Civil do Estado do Amapá, através da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com apoio da Denarc do Pará e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul.

 

Conforme informações do delegado Estefano Santos, titular da Denarc. A mulher que liderava todo o sistema criminoso, era a companheira de um detento do Iapen. “Estas atividades incluíam não apenas a aquisição e distribuição de entorpecentes, mas também complexos esquemas de lavagem de dinheiro. O esquema de lavagem envolvia a utilização de contas bancárias em nome de terceiros, incluindo menores de idade, depósitos em espécie, e empresas de fachada”, contou o delegado.

 

Ao total, a ação foi planejada para executar 7 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores associados à referida organização. “Além disso, identificou-se o uso da técnica conhecida como “smurfing”, que se caracteriza pela fragmentação de grandes quantias de dinheiro em pequenas transações, dificultando a identificação da origem ilícita dos fundos”, completou o delegado.

 

Fonte: (G1)

Comentários

Compartilhe:

regional norte tv