Regional Norte

Terremoto no Haiti mata 227 pessoas e deixa centenas de feridos

O terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o Haiti neste sábado, 14, matou pelo menos 227 pessoas e deixou centenas de feridos, derrubando igrejas, hotéis e casas.

O tremor teve seu epicentro 8 quilômetros ao sul de Petit Trou de Nippes, cidade a cerca de 150 quilômetros a oeste da capital, Porto Príncipe, e teve uma profundidade de 10 quilômetros, afirmou a agência geológica norte-americana Geological Survey.

O tremor foi sentido até em Cuba e na Jamaica e é potencialmente maior do que o terremoto de magnitude 7 de 11 anos atrás, que matou dezenas de milhares de pessoas na nação mais pobre das Américas.

As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas segundo as autoridades que continuam procurando sobreviventes nos destroços.

Houve pânico por medo de um tsunami, mas a água teria recuado em seguida. Veículos de imprensa do Haiti relataram que algumas pessoas da região costeira já haviam fugido para áreas mais altas. O primeiro-ministro Ariel Henry declarou estado de emergência de um mês.

O presidente norte-americano Joe Biden autorizou uma resposta imediata dos Estados Unidos ao terremoto e nomeou Samantha Power, administradora da Agência para Desenvolvimento Internacional, para coordenar a operação.

( Fonte: O globo ) 

Comentários

Compartilhe:

regional norte tv