Regional Norte

Vereador apresenta Moção de Repúdio contra encenação do confronto de Eldorado do Carajás

Na sessão da Câmara de Marabá desta terça-feira (25), o vereador Coronel Araújo (MDB) apresentou uma manifestação de Moção de Repúdio contra a peça teatral intitulada “Antígona na Amazônia”, dirigida pelo suíço Milo Rau, e contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pela participação na mesma. O vereador alega que as cenas de violência policial mostradas na peça são falsas e têm o objetivo de difundir uma imagem negativa do Brasil no exterior.

O vídeo em questão mostra uma encenação da tragédia grega de Sófocles sobre o massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, em um acampamento do MST. As imagens foram gravadas no acampamento pedagógico da Juventude Sem Terra Oziel Alves Pereira, em Eldorado dos Carajás, no Pará, e têm sido compartilhadas nas redes sociais, gerando polêmica.

O vereador Coronel Antonio Araújo afirma que as cenas são falsas e distorcem a realidade dos fatos, prejudicando a imagem do agronegócio paraense e do estado como um todo. Ele também ressalta que, na ocasião do confronto em Eldorado dos Carajás, policiais militares também foram feridos por ataques dos participantes do MST, incluindo um graduado que ficou cego de um olho em consequência dos ferimentos sofridos.

O vereador solicita a aprovação da Moção de Repúdio pelos demais vereadores da Casa Legislativa e, caso seja aprovada, que seja encaminhada uma cópia ao Governador do Estado, Secretário de Estado de Segurança Pública, Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, Sindicato dos Produtores Rurais e Direção do Movimento Sem Terra. Ele também informa que a Moção de Repúdio conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá e do Núcleo Carajás dos Sindicatos de Produtores Rurais da região, totalizando 16 sindicatos.

Fonte: (Portal Debate, com Ascom CMM)

Comentários

Compartilhe:

regional norte tv