Regional Norte

Empresários pedem que academias sejam reabertas em Parauapebas.

De acordo com as novas medidas restritivas de combate a covid-19 no Pará anunciadas na última terça-feira (09) pelo Governador do Estado restringiu a circulação de pessoas e a redução no horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais.
De acordo com as novas medidas estão suspensos por 7 dias os serviços de academias e estabelecimentos similares, shopping pode funcionar das 11h às 19h inclusive aos finais de semana, comércios de rua devem abrir às 10h até 17h para evitar aglomerações. A circulação de pessoas está proibida no período entre 21h às 5h do dia seguinte.
Com o fechamento das academias vários empresários do ramo e educadores físicos estiveram em frente ao prédio da prefeitura realizando uma manifestação pacifica na manhã de hoje (10) . Natanael Oliveira, Presidente das academias lembra que a situação da categoria está complicada, já que o setor ainda não se recuperou com as medidas que foram adotadas desde o início da pandemia. ’’O nosso setor ainda está em meio a crise desde o ano passado no inicio da pandemia, estendemos que a situação requer cuidados redobrados, mas enquanto isso como a gente que precisa trabalhar fica?” destacou o empresário

“ Hoje a gente só sai daqui com algum posicionamento da prefeitura, não temos como fechar as portas dos nossos estabelecimentos nesse momento tão difícil que estamos passando” destacou Natanael.
Desde a quarta-feira (03), da semana passada que o governador do Estado Helder Barbalho reclassificou o bandeiramento do estado para o vermelho. A medida foi adotada devido o alto índice de transmissão da pandemia e baixa capacidade no sistema de saúde.
Benedito que é empresário do segmento lembra que a notícia das medidas restritivas pegou a categoria de surpresa com o novo fechamento. “ Era o que a gente mais temia nesse atual cenário que estamos passando, eu acho que fechar as academias nesse momento não é a melhor alternativa. O nosso setor foi um dos mais afetados com a Pandemia” destacou o empresário.
A manifestação durou algumas horas. Um grupo de empresários foi atendido por representantes da prefeitura e vereadores. A prefeitura se manifestou sobre o assunto através de nota.
Os representantes das academias foram recebidos na tarde desta quarta-feira, 10, pelo chefe de gabinete, João Corrêa. A reunião também contou com a presença de: Anderson Moratório, adjunto da chefia de gabinete; Vicente Reis, assessor de comunicação e dos vereadores Ivanaldo Braz e Zacarias Marques.
Os manifestantes se posicionaram contra o Decreto Estadual 800/2020, que determina o fechamento desses estabelecimentos em todo o Pará. E solicitaram a inclusão das academias como atividades essenciais.
Durante a reunião, foi informado que a Prefeitura de Parauapebas aguarda a conclusão de um estudo técnico-científico, elaborado pela secretaria municipal de Saúde (Semsa), sobre a atual situação da pandemia no município, que deverá embasar um novo decreto com previsão de ser publicado até a próxima sexta-feira, 12. Dependendo do cenário, a gestão municipal poderá flexibilizar o Decreto Estadual.
Outra questão definida, é que o executivo encaminhará a minuta de um Projeto de Lei à Câmara Municipal, estabelecendo as atividades desenvolvidas nas academias, e afins, como essenciais.
É importante frisar que, além da situação sanitária, a prefeitura se preocupa em garantir que a economia não pare, e que as pessoas tenham condições de sustentar suas famílias. Mas é preciso que as ações tomadas pelo município não comprometam a saúde da população.
( Da redação )

Comentários

Compartilhe:

regional norte tv