O Núcleo de Hemoterapia é responsável por abastecer os 15 municípios do sul do Pará.
O avanço da pandemia do coronavírus, que resultou em um estado de alerta da população e nas recomendações de isolamento domiciliar, fez cair drasticamente o número de doações de sangue no Hemopa de Redenção.
O Núcleo de Hemoterapia do município localizado no Sul do Pará é responsável por abastecer os 15 municípios da região Araguaia Paraense, além dos dois hospitais Regionais sendo eles; Redenção e Conceição do Araguaia.
Desde o início da pandemia foram incluídos novos critérios na triagem clínica do doador de sangue, além de procedimentos para tornar os processos mais seguros, conforme relatou a farmacêutica Silva e Silva. “É importante esclarecer que os espaços onde a doação de sangue ocorre são ambientes de pessoas saudáveis: só doa sangue quem está em plenas condições de saúde. É um processo seguro, realizado por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e segurança”.
Ainda de acordo com Silva, quem já contraiu o covid-19 só pode fazer doação após 30 dias, para quem tomou a vacina, só pode doar após 7 dias.
Dona Genir Silva Medeiros mora em Pau D´arco, ela é doadora há cinco anos, ela contou a reportagem da importância de ser doador. É importante a gente doar sangue, tem gente em um leito de um hospital precisando, aquele sangue vai salvar a vida daquela pessoa. Eu acredito que se um dia eu precisar, sei que alguém vai doar para mim”, Finalizou Genir.
Conforme os profissionais do Hemopa, os principais critérios para realizar a doação de sangue é; o doador precisa estar com boa saúde, menores de idade entre 16 e 17 anos é necessário que esteja acompanhado com os responsáveis e pesam acima de 50 quilos.
Para quem nunca dou e vai doar pela primeira vez é necessário que faça um cadastro, apresentando documentos com fotos nos dias de; segunda a sexta-feira das 07h30 às 12h. O núcleo de Hemoterapia está localizado na Avenida Santa Tereza no centro da cidade.
Por Cleudison Alves
Comentários