Na tarde da última segunda-feira (02), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 700 canários-da-terra (Sicalis flaveola) que eram transportados de forma irregular em um ônibus no quilômetro 611 da BR-230, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará.
Por volta das 17h30, os agentes abordaram um ônibus de viagem que tinha o itinerário de Itaituba/PA a Parauapebas/PA. Ao inspecionar o bagageiro, sentiram um forte odor e barulhos típicos de pássaros. Ao aprofundar na inspeção, foram constatadas sete malas contendo 700 pássaros da espécie Canário-da-terra (Sicalis flaveola), que estavam sendo transportados em condições precárias, confinados em gaiolas com espaço bem pequenos, sem ventilação, água e alimentos.
Na sequência, foram localizados os donos das malas, três indivíduos que se identificaram como proprietários e responsáveis pelas aves. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já havia resgatado no domingo (01) 250 pássaros da mesma espécie, dentro de um carro de passeio que saiu de Santarém/PA com destino a Bacabal/MA. As aves eram transportadas nas mesmas condições precárias, sem água e comida, Além de estarem em gaiolas bem apertadas.
Diante dos fatos, os três envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. As aves serão entregues ao órgão competente que ficará responsável pelos cuidados e destinação apropriada dos pássaros.
Fonte: (Agência PRF)
Comentários