As equipes da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) continuam a atualização do cadastro das famílias que moram em áreas rurais e que são atingidas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiunas. Nesta terça-feira (12/03), as equipes finalizaram o levantamento das famílias na região do Lago dos Macacos, divisa dos municípios de Marabá e Itupiranga.
Foram realizados 56 novos registros, totalizando 208 cadastros atualizados. De acordo com Marcos Andrade, Coordenador da Defesa Civil, os trabalhos terão continuidade mesmo com o registro de baixa do nível do rio Tocantins. Na manhã desta terça-feira (12/03) a régua fluviométrica marcava 7,87 metros, um recuo de aproximadamente 30 centímetros nos últimos três dias.
“Graças a Deus, o rio está em estado normal. Estamos na casa dos 7,87 metros dentro da normalidade e mesmo se houver um pico, que pode ser que aconteça não vai dar aquele susto que poderia dar porque o rio está baixando bastante então nós continuamos da mesma forma na Defesa Civil fazendo todo o levantamento e também fazendo monitoramento”, explica Marcos Andrade.
Atualmente, a Defesa Civil fez o levantamento de praticamente toda a população ribeirinha que reside em áreas alagadiças de Marabá, o que permite que a cada cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas, tenha-se o número preciso de pessoas atingidas para melhor planejamento de atendimento com material de ajuda humanitária, como cestas de alimentos, kit de higiene pessoal, colchões e redes.
Já foram mapeadas 36 localidades com risco de inundações, somando 6.860 famílias, num total de aproximadamente 23 mil pessoas. Em 2023, foram afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, 993 famílias, em Marabá. Os moradores foram encaminhados para abrigos montados pela Prefeitura, casas alugadas, residências de familiares e amigos. Na ocasião, o Rio Tocantins chegou a 12 metros acima do nível normal e o Itacaiúnas atingiu 13,26 metros.
“Em 2022, durante o levantamento cadastral encontramos uma população de 4.396 famílias, em 2023 encontramos uma população de 6.003 famílias e agora 2024 encontramos uma população de 6.860 famílias. Portanto, nós estamos em constante evolução, visitando as pessoas que não encontramos em anos anteriores e para que? Para dar um atendimento de qualidade às pessoas”, destaca Marcos Andrade.
Fonte: (Secom PMM)