A partir de quarta-feira (5) o local que funcionava como uma extensão da unidade de internação do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, receberá novos médicos e equipe de enfermagem para auxiliar nos atendimentos de urgência. A inauguração da unidade de pronto atendimento será às 16h, no local.
O objetivo da expansão é atender o novo fluxo de migração de trabalhadores e familiares, para o município de Canaã dos Carajás. No último ano, os atendimentos de urgência e emergência cresceram em 50% no Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG) e 55% nas Unidades Básicas de Saúde.
O local terá atendimento médico com clínico geral e pediatra, suporte para exames laboratoriais e remoção para a realização de exames de imagem, sala de observação adulto e pediátrica, ala para administração de medicamentos, sala vermelha para doentes em estado crítico e alas de internação adulto e pediátrica.
No último sábado (1), a prefeita Josemira Gadelha visitou as instalações e elogiou o trabalho dos servidores. “Não é fácil gerir um município que cresce a cada semana. Mas com muito empenho e dedicação, estamos expandindo nossos serviços, ampliando nossa capacidade de atendimento para que ninguém deixe de receber atenção à saúde. A unidade de pronto atendimento vai auxiliar e muito e, em breve, nosso novo hospital também ficará disponível à sociedade.”, afirmou.
Investimento faz parte de programa de expansão dos serviços de saúde
O município de Canaã dos Carajás tem enfrentado grandes desafios na atenção à saúde. O novo fluxo de migração e o aumento das doenças respiratórias devido ao período chuvoso fizeram crescer em 50% a demanda pelos serviços no Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG) e em 55% os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.
Desde o dia 20 de março, o município reforçou a equipe médica do HMDG para realizar plantões diurnos e noturnos, com duração de doze horas, totalizando quatro profissionais para o dia e três para a noite.
Para atender o cidadão que trabalha longe da cidade, na segunda quinzena de abril, Canaã estenderá o horário de atendimento da UBS do Alto Bonito. A partir do dia 17 de abril, o local atenderá das 7h às 22h, sem interrupções para o almoço ou jantar. A medida ampliará o acesso à vacinação no município e terá, também, serviço de odontologia.
O projeto é piloto e poderá abranger outras unidades. A ação também é uma forma de atender a demanda da Atenção Básica à Saúde de Canaã, que realizou 149 mil atendimentos médicos em 2022, 55% a mais que 2021.