De janeiro até abril de 2025, foram confirmados 164 casos de meningite, de diversos tipos, no Pará. Em abril de 2025 foram 18 casos de meningites. No mesmo período do ano passado foram 41 casos. Já em 2024, foram confirmados 119 casos de diversos tipos. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net).
A Sespa informa que a principal forma de prevenir a meningite, especialmente a bacteriana, é por meio da vacinação, que representa a medida mais eficaz contra a doença. Além disso, pode ser realizado tratamento preventivo após a confirmação de um caso, para evitar a transmissão secundária entre pessoas que tiveram contato com o paciente. Práticas de higiene pessoal, como a lavagem das mãos e a higiene do ambiente, também são importantes para reduzir o risco de transmissão. Outras medidas incluem: não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dente, talheres; usar máscaras em caso de surtos ou epidemias, que ajudam a reduzir a transmissão por gotículas; e evitar alimentos contaminados.
A Sespa também informou que segue monitorando os casos por meio da vigilância epidemiológica, com ações de prevenção, investigação e orientação aos municípios. E reforça que é fundamental manter a vacinação em dia, seguir as medidas de higiene e procurar atendimento médico em caso de suspeita da doença.
Comentários