Faltam apenas cinco dias para o encerramento da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que desde o dia 15 de maio é destinada a toda a população brasileira a partir de seis meses. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vem trabalhando desde março para o êxito da campanha, tendo abastecido todos os 144 municípios com vacina. Entretanto, muitas famílias ainda não procuraram a imunização.
A Sespa ressalta que a vacina é muito importante para toda a família porque protege contra três vírus respiratórios – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B – contribuindo para reduzir adoecimento, complicações e mortalidade, principalmente de crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores na cabeça e fadiga.
Dupla proteção – O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, ressaltou que os municípios estão abastecidos e as pessoas podem tomar a vacina contra a Influenza juntamente com a vacina bivalente contra a Covid-19. “Se cada família fizer a sua parte neste movimento, garantimos uma população mais protegida. Não é justo deixar uma pessoa correr risco de até morrer por conta de uma doença imunoprevenível”, frisou.
A Sespa continua incentivando os municípios a criarem estratégias para alcançar a meta da campanha, e alguns já têm desenvolvido ações diferenciadas para isso. Há, inclusive, 13 experiências exitosas selecionadas pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para representarem as Regiões de Saúde do Pará na I Mostra ImunizaSUS, que será realizada no próximo dia 18 de julho, durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Goiânia (GO).
A finalidade da Mostra é dar visibilidade às práticas que ocorrem nos territórios, trazendo seus pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização do município.
Serviço: A campanha contra Influenza continua nos postos de vacinação dos 144 municípios, para a população a partir de seis meses de idade.
Fonte: (Agência Pará)